Apresentação
I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE TUTELA COLETIVA
Repensando os processos coletivos para a Ibero-América. O Código Modelo, a justiça multiportas e os processos estruturais.
Coordenação acadêmica: Santiago Pereira Campos (Uruguai), Giovanni Priori (Peru), Marcelo Abelha (Brasil), José Maria Salgado (Argentina) e Hermes Zaneti Jr. (Brasil).
Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2024.
Países participantes: Portugal, Peru, Espanha, Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Brasil.
Instituições organizadoras: UFES, MPES, IIDP, IBDP.
Apoio: ESPGEES, PGE/ES
Local: Auditório Manoel Vereza - UFES e PGJ – Ministério Público do Espírito Santo
Objetivo: A preocupação com os direitos de todos, com as políticas públicas e com o incentivo às boas práticas de mercado deve ser considerada central nos sistemas de justiça ibero-americanos. Neste contexto, o congresso procura apresentar os avanços do Direito Processual Coletivo nos últimos 20 anos com base na experiência do Código Modelo para a Ibero-América, na centralidade internacional do tema e no papel da experiência legislativa, doutrinária e jurisprudencial na países ibero-americanos na proteção dos direitos coletivos. Discutir os novos rumos do Direito Processual Coletivo na Ibero-América, a necessidade de melhorias legislativas, especialmente no que diz respeito aos processos estruturais, o movimento em direção à Justiça Multiportas e ao direito processual dos desastres. São questões importantes para a região, como os desastres climáticos, a crise hídrica, as necessidades básicas de saúde, a defesa dos consumidores, dos grupos vulneráveis, dos grupos sociais, do meio ambiente e das políticas públicas, que serão debatidas numa perspectiva de tutela extrajudicial e judicial, como elemento de atenção aos processos coletivos e às soluções para os problemas jurídicos contemporâneos.
Público-alvo: professores, pesquisadores, estudantes de direito, funcionários e membros do Ministério Público, membros e funcionários dos Poderes Executivo, Legislativo, Tribunal de Contas e Judiciário, associações de defesa de direitos, advogados públicos e privados e comunidade em geral.
Carga-horária: 22 horas
I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE TUTELA COLETIVA
Repensando os processos coletivos para a Ibero-América. O Código Modelo, a justiça multiportas e os processos estruturais
27, 28 e 29 de novembro de 2024 - UFES e MPES
Apresentação | Programação | Grupos de Trabalho | Calendário de GTs | Inscrições | Prazos | Pesquisa de Satisfação | Certificados - Ouvintes | Certificados - Comunicadores | Submissão de Artigos | Lista Artigos Aprovados